Os prós e contras de ser um freelancer


Os prós e contras de ser um freelancer

24 de outubro de 2011, por Acacio Carvalho
Olá a todos!

Este é o meu primeiro artigo para o “batera.com.br” e eu gostaria de começar agradecendo ao Adalberto Brajatschek (Magoo) pelo convite e também por todo o trabalho que ele vem desenvolvendo junto com a equipe do site pela divulgação deste nosso tão amado instrumento.

Eu sempre fiz parte de bandas durante toda a minha carreira, naturalmente eu acabei me acostumando com a dinâmica de trabalho e com o passar dos anos isso acabou se tornando natural para mim. Mesmo sendo membro de alguma banda, eu sempre gravei outros trabalhos paralelamente, até que um dia estes “trabalhos paralelos” se tornaram o meu trabalho principal.

Há alguns anos atrás eu embarquei para os EUA para fazer uma turnê com minha banda (Vougan), e após 4 meses de shows, a banda voltou para o Brasil e eu decidi ficar e ver como era o mercado musical fora do país . Desde então venho gravando discos com diferentes bandas e artistas solo e agora posso compartilhar com vocês alguns elementos de ambos os lados desta “aventura”.

Prós

- Diversidade: Um dos problemas em tocar sempre com a mesma banda é que o repertório não muda com muita frequência. Você precisa lançar um novo disco ou mudar totalmente a estrutura dos shows para ter um novo repertório. Gravando com vários artistas, você está sempre em contato com novas músicas e diferentes estilos, o que gera uma dose saudável de desafios.

- Networking: Quando você trabalha com várias bandas, a quantidade de pessoas com as quais você se relaciona é incrível. Quando você grava com bandas, são em média quatro membros além do baterista, estas são quatro pessoas que vão ter contato direto com o seu trabalho pela primeira vez no estúdio, portanto qualidade é essencial neste momento. Se a banda gostar do seu trabalho, eles vão falar a respeito de você para outras bandas e você vai se manter ocupado com novos trabalhos por um bom tempo.

- Desafios constantes: Trabalhar em estúdio exige muito da sua técnica, capacidade e velocidade de aprendizagem, além de uma boa dose de paciência e visão de mercado. Em estúdio você precisa trabalhar com eficiência, é necessário finalizar o trabalho o mais rápido possível mas manter a qualidade. Para isso você precisa ser capaz de aprender com agilidade e agir sob pressão, além de ter uma boa bagagem  musical, leitura e improvisação.

Contras

- Egos: Lidar com diferentes egos talvez seja uma das coisas mais difíceis do mundo. Quando você faz parte de uma só banda, você aprender a lidar com os egos de cada um ao longo do tempo, mas quando você tem um contato curto com as pessoas é muito mais complicado. Trabalhando em estúdio, você vai lidar com alguns artistas durante algumas semanas e o trabalho vai estar finalizado, portanto você não vai ter tempo de aprender a lidar com cada personalidade, tudo vai estar acontecendo ao mesmo tempo e você precisa se manter focado para chegar ao fim das gravações sem atritos.

- Restrições: Eu trabalhei com bandas e produtores que eram tão específicos que o trabalho se tornava uma longa e dolorosa tortura. Geralmente eu recebo baterias programadas ou partituras para aprender as músicas que eu vou gravar. Alguns artistas e produtores te dão um certo espaço para inserir ou retirar alguns elementos, outros querem que você grave exatamente como a bateria foi programada. O problema é que, as vezes, algum membro da banda programou as baterias sem ter nenhum conhecimento a respeito do instrumento e algumas partes são fisicamente impossíveis de serem executadas por um ser humano. Outro ponto negativo é que você não faz parte da banda, portanto você não tem poder de decisão no estúdio. Se você gravar aquele groove dos seus sonhos e a banda decidir que não ficou legal, o groove vai ser retirado do disco e não há nada que você possa fazer. O mesmo acontece com o som da sua bateria, não cabe a você escolher como o seu instrumento vai soar no disco e geralmente o resultado final(depois de mixagem e masterização) não é exatamente o que você gostaria que fosse. So resta esperar que o gostos musicais do produtor e da banda estejam de acordo com os seus.

Estes são alguns pontos que valem a pena ser considerados se você está pensando em trabalhar como free lancer em estúdios em qualquer lugar do mundo. Se você estiver bem preparado e pronto para a ação, este é um campo de trabalho que pode ser muito promissor e prazeroso.

Um grande abraço a todos e até a próxima!
 
Acácio Carvalho
www.acaciocarvalho.com
(Retirado do site Batera.com.br)

Comentários